Chuva não é coisa de inverno?

Mais uma vez é verão. No verão chove muito, dá preguiça. Quando não chove faz um calor brutal, não tem ventilador, refresco ou nudez que disfarce o suor que escorre pela pele das pessoas. Quando eu era pequena torcia os dedos pro verão chegar logo e quem sabe viajar pra praia, ou pelo menos ir ao clube várias vezes, tomar sorvete aos domingos e rolar duas vezes mais na cama antes de dormir.
Hoje, o verão me incomoda. A chuva me deixa triste, o calor me abafa, sufoca, não me deixa pensar nem respirar, todo fim de ano eu fico variando entre meus pólos máximos de estresse e melancolia, acordo com vontade de chorar na chuva pra não saber se quem chorou mais foi eu, ou a chuva. E quando vou dormir numa temperatura de 30ºC já estou brigando comigo mesma, xingando até quem não me ouve, chuto o lençol pro alto querendo que ele tome raiva de mim, bato com a cabeça na parede várias vezes tentando atiçar uma raiva ainda maior. Até começar a chuva pra me ninar.
Eu discordo que chova no verão, o verão era pra ser a estação feliz de crianças no parque, na praia, clubes lotados, festas micaretas com direito a carro pipa pra molhar a galera (e se quer saber, odeio os sintomas de felicidade). Já a chuva é tão inverno, tão algo que te faz encostar no canto, querer dormir até mais tarde, ficar fora do mundo, matar os compromissos.
Por volta dos meus 7 anos eu insistia em perguntar minha mãe porque tava chovendo naquele verão "mãe, chuva não é coisa de inverno?", inverno, inverno, inverno... adoro esta palavra, e todas as características que vêm junto dela. Eu abria livros de geografia pra encontrar algum parágrafo que aprovasse minha teoria "chuva é coisa de inverno, água só faz sentido no verão quando é de piscina". Mas não, estavam todos errados aqueles livros desatualizados, de páginas amareladas, na estante.
E quando a resposta da minha mãe não me servia, eu procurava meu pai pra me entender.
_ Pai, olha aqui. A gente tá no verão não tá?
_ Oi teco teco, senta aqui no meu colo.
_ Me escutaaaaa
_ Siiiiiiim, estamos no verão. Por que?
_ Você trouxe coisa?
_ Hoje não, vim com pressa não deu tempo
Cruzava instantaneamente os braços.
_ Iiiih não é pra ficar brava também né? 
_ Te livro desta se me responder uma coisa.
_ Que foi?
_ Por que no verão chove?
_ Já estudou o ciclo da água?
_ Aham.
E pronto, me explicava. 
Insatisfeita procurava alguma prima da mesma idade pra acreditar em mim, a chuva ta vindo errada, ela não entende que é pra vir no inverno, inverno, inverno... de novo repetia a palavra, por que adoro ela.

0 comentários:

Pesquisa

04/08/2009

No final de 2007 eu perdia o sono semanalmente pensando em algum texto. O cansaço físico me impedia levantar da cama para anotar os poemas, textos e frases que vinham à cabeça. Criei então o Segundo Lílian, em Junho de 2008. Postando anotações feitas na madrugada, sonhos rememorados na manhã seguinte, inspirações do meio do sono vespertino. Sem habilidade de escrita tive um blog trágico, perdi meus leitores e a vontade de escrever.
No final daquele ano resolvi criar o Insônia Registrada. Já que todos meus textos eram decididos durante a insônia, ou me tiravam o sono. Era um novo blog, pensado diferente, com novo tema, nova forma de escrita, novo visual - que já foi modificado uma dezena de vezes - além de agora um período de vida bem mais traduzível em letras.
Hoje, o blog já virou um vício. Textos, links, vídeos, descobertas, lembranças... tudo vem pra cá. Tirando o sono de quem lê também. Tamanho vício me levou a criar um blog de esportes, um de filme, participar brevemente de um blog de humor e me fez até perder a vergonha do Segundo Lílian.
Porque segundo Lílian, a insônia será registrada.