Eis o Sol, Eis o Sol


Começa neste minuto o horário de verão, meu pôr-do-sol virá mais tarde. Uma vez resolvi agradecer à Deus por não ter posto o Sol tão perto de meus olhos, se ele morasse próximo a Terra, os homens o plastificariam, como fizeram com a Lua. Pousariam por lá com seus jatos cheios de fogo por baixo, causando-lhe sabe-se lá quais danos. Que bom não vão plastificar o sol!
Queria conversar uma só vez com o Sol, e ele é Deus. Quem mais assistiu tudo desde o começo? A construção das pirâmides de Gisé... Que gloria é esta de assistir tudo sempre? Queria perguntar ao Sol sobre minha avó que não conheci, queria saber por que ele é tão feliz ao amanhecer e tão triste pra se pôr.
Ninguém sabe se o Sol sente saudades, se ele é Deus, e se pensa. Nem pergunte ao seu professor de química, ele não sofreu junto com os soldados das guerras, não sou a camisa dos escravos, nem gira de Japão à Brasil em vinte e quatro horas.

Toda vez que olho pro Sol me escapa um grunhido por medo de morrer. Não quero deixar tudo de bom que faço aqui, mas ao mesmo tempo morrer é uma esperança. Esperança de não sofrer mais, ou de ter uma vida ao lado de todo mundo que já foi. Tudo bem que não creio nisto, mas é bom iludir às vezes que 'tal Madrinha Vina' (avó materna) estará me esperando para um abraço.
O Sol sim me faz acreditar em algo, o Sol é tempo. Ele demarca no meio exato do céu o meio do dia, e brinca de fazer sombra, mas ninguém percebe que a sombra é um espelho monocromático. Como eu queria contar pros caras da NASA que Marte não tem nada de tão diferente, o Sol sim merece uma boa pesquisa, o Sol tem muito a dizer.
Se é pra acreditar numa força superior acredito no Sol, a estrela que não se apaga. A estrela mais próxima de mim. O Sol também é fogo, por isto é Deus, ele é pai. Assim como um pai, você pode sentir saudades do Sol, é só fazer uma fogueira no meio dos gravetos pra chegar mais perto. O Sol se enfurece e queima matas. Brinca com as crianças, fica longe e perto, dorme e acorda. Mas ele não manda em ninguém, apenas assiste tudo, e as vezes reage.
Quando agradeci a Deus por não ter posto o Sol perto da Terra, entendi que eu estava agradecendo ao Sol por ele mesmo. Depois que descobri de verdade quem era o Sol acreditei em força superior. Claro, bem diferente do que diz a bíblia. Apenas, Sol. Sem mandamentos, sem filho Jesus, sem criação do mundo. Deus é um grande expectador.
Fazem 21 minutos que é para todos os brasileiros residentes nas zonas Sul, Sudeste e Centro-Oeste adiantarem uma hora da vida do Sol (ou Deus, como preferir).
Plastificaram o Sol!

0 comentários:

Pesquisa

04/08/2009

No final de 2007 eu perdia o sono semanalmente pensando em algum texto. O cansaço físico me impedia levantar da cama para anotar os poemas, textos e frases que vinham à cabeça. Criei então o Segundo Lílian, em Junho de 2008. Postando anotações feitas na madrugada, sonhos rememorados na manhã seguinte, inspirações do meio do sono vespertino. Sem habilidade de escrita tive um blog trágico, perdi meus leitores e a vontade de escrever.
No final daquele ano resolvi criar o Insônia Registrada. Já que todos meus textos eram decididos durante a insônia, ou me tiravam o sono. Era um novo blog, pensado diferente, com novo tema, nova forma de escrita, novo visual - que já foi modificado uma dezena de vezes - além de agora um período de vida bem mais traduzível em letras.
Hoje, o blog já virou um vício. Textos, links, vídeos, descobertas, lembranças... tudo vem pra cá. Tirando o sono de quem lê também. Tamanho vício me levou a criar um blog de esportes, um de filme, participar brevemente de um blog de humor e me fez até perder a vergonha do Segundo Lílian.
Porque segundo Lílian, a insônia será registrada.