Filosofia de Calçada

Sentada no meio-fio da calçada tirou a sandália, e sentiu-se bem mais confortável que se estivesse em um sofá cheio de almofadas. Até por que ali, sentada no chão, já perdera toda formalidade e não precisaria forçar para que a coluna ficasse ereta, ou cruzar as pernas conforme manda o manual.
Era quinta-feira, véspera de feriado. Foi fazer uma viagem diferente, não pra muito longe. Queria ficar ali bem perto, talvez do lado de dentro, interno, eterno, verão e inferno. Quem entenderia a economista renomada sentar no meio da rua sem qualquer postura e começar a falar do céu e do inferno?
Trataria-se de loucura, talvez era isto que ela buscava.
Mirou o velhinho à sua frente, com a barba longa e grisalha o cabelo envolto por um pano vermelho. Então, o senhor levantou do outro lado da rua apoiou-se num cabo de vassoura e ficou olhando os carros que passavam correndo. Se soubesse quem era ela, iria até o outro lado perguntar se estava passando mal. Como não sabia, imaginou que a euforia de uma moça refinada sentar no chão era perda de emprego, não lhe deu atenção na verdade.
Ainda assim a moça insistia em olhar para ele. Até incomodá-lo. Então ele esperou calmamente o trânsito parar, atravessou a avenida e se direcionou à ela.
Sem graça, por perceber que ele tinha reparado que ela vinha observando-o à um certo tempo virou o rosto.
_ Moça, me encantei pelo seu terno vermelho, seu batom meio desgastado... Perdeu a pose com muito menos tempo que gastou para construí-la. Tenho certeza que passou mais tempo se maqueando que perdendo a maquiagem. Deve ter muitos pretendentes, comida em casa e uma estante cheia de livros. Esta parte eu sei, senhora. O que não sei mesmo é por que tem admiração por um velho louco do outro lado da pista, vim por que me incomodava. Não tive nada a perder, é só curiosidade.
Antes que pensasse como responder ele saiu andando vagarosamente.
_ Senhor?
_ Pensei que preferisse não conversar com estranhos, sua mãe não lhe ensinou?
_ Ensinou sim, mas já sou adulta.
_ Não entendi. Adultos conhecem todo mundo? Não sou estranho? Ou adultos não correm nenhum risco com os estranhos? Afinal, ser adulto influência em quê?
Resolvera então entrar no mundo filosófico do velhinho:
_ É ser adulto não influencia muito, só acumula. Imagina só se mudei de nome, ou de religião desde que nasci. E quanto ao porque te observo é por que me lembra um passarinho da infância. Um que pousava todo dia na janela do meu quarto bebericando as poças de água que se formavam após eu regar minhas flores.
_ Tenho bico? Penas?
_ Não. Mas é livre como meu pássaro, e um dia tanto quanto ele vou perder-te de vista. Mesmo que você continue eternamente nesta rua, eu não passarei aqui mais, ou mudarei de cidade.
_ Minha senhora, assim como seu pássaro bebericava o resto da água, eu beberico todos outros restos, e um dia alguém bebericará algo mais de você. Certamente esquecerás o passarinho, automaticamente a memória do passarinho terá minhas barbas.

0 comentários:

Pesquisa

04/08/2009

No final de 2007 eu perdia o sono semanalmente pensando em algum texto. O cansaço físico me impedia levantar da cama para anotar os poemas, textos e frases que vinham à cabeça. Criei então o Segundo Lílian, em Junho de 2008. Postando anotações feitas na madrugada, sonhos rememorados na manhã seguinte, inspirações do meio do sono vespertino. Sem habilidade de escrita tive um blog trágico, perdi meus leitores e a vontade de escrever.
No final daquele ano resolvi criar o Insônia Registrada. Já que todos meus textos eram decididos durante a insônia, ou me tiravam o sono. Era um novo blog, pensado diferente, com novo tema, nova forma de escrita, novo visual - que já foi modificado uma dezena de vezes - além de agora um período de vida bem mais traduzível em letras.
Hoje, o blog já virou um vício. Textos, links, vídeos, descobertas, lembranças... tudo vem pra cá. Tirando o sono de quem lê também. Tamanho vício me levou a criar um blog de esportes, um de filme, participar brevemente de um blog de humor e me fez até perder a vergonha do Segundo Lílian.
Porque segundo Lílian, a insônia será registrada.